|
Blender.
O Blender é um programa open source disponível para diversos sistemas operativos (Windows, Mac, Linux, etc.), que permite a geração de modelos tridimensionais e posterior texturização, renderização e animação, com uma qualidade similar aos produtos comercias (Maya, 3ds Max, etc.). Originalmente criado e distribuído comercialmente pela empresa holandesa Not a Number Tecnologies, é actualmente desenvolvido pela Blender Foundation, sendo suportado por doações e vendas de materiais relativos ao Blender (livros, DVDs, etc.).
O Blender é já hoje em dia utilizado por profissionais das muitas áreas em que é necessária a utilização de modelos 3D,
arquitectura, design industrial, engenharia, animação, produção de vídeo, desenvolvimento de jogos, etc., permitindo a geração de imagens renderizadas de qualidade fotográfica (Figura 1.1.1 e 1.1.2), animação: veja a curta metragem "Elephants Dream", (Elephants Dream@ Youtube, Elephants Dream@Wiki), ou jogos 3D, incorporando o motor Bullet (Bullet Physics Library), (Bullet@Wiki): veja o jogo de distribuição livre "Yo Fankie!", (Yo Frankie!@Youtube), permitindo o acesso às mais avançadas técnicas de iluminação em tempo real, (Bathroom demo@Youtube), por recuso à GLSL (GLSL@Wiki).

Figura 1.1.1

Figura 1.1.2
Faça o download da última versão do Blender a partir da página da Blender Foundation e instale-o no seu computador.
Python.
Como se disse, o Blender possui um motor de jogo integrado que permite a criação de aplicações
interactivas 3D, tais como jogos e passeios virtuais. Embora não necessário nas aplicações mais simples, sempre que for necessária uma interface sofisticada com o utilizador, ou se pretender criar jogos com módulos lógicos mais complexos, é conveniente a utilização de scripts em Python, possuindo o Blender, para esse efeito, um editor incorporado.
O Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada (sendo possível a compilação para bytecode), orientada por objectos (sendo no entanto possível uma abordagem imperativa ou funcional), criada por Guido van Rossum em 1991, sendo actualmente um produto de distribuição livre de desenvolvimento comunitário e aberto gerido pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation.
Na sua criação foi dada ênfase à simplicidade e legibilidade do código, pelo que é de muito fácil aprendizagem. Simultaneamente, a sua biblioteca padrão e os módulos e frameworks desenvolvidos por terceiros tornam-na num linguagem extremamente poderosa e eficiente, sendo hoje em dia a linguagem preferida de uma enorme comunidade de programadores (TIOBE Programming Community).
Instale e corra o Blender. Numa das janelas que surgem no
ecrã, a consola, verifique qual a versão do Python que necessita instalar.
Faça o download da última versão do Python a partir da Python Software Foundation e instale-o no seu computador.
|