Computação Gráfica e Ambientes Virtuais
1.8 Inserção de objectos elementares.


Objectos elementares.

O Blender tem 10 objectos elementares associados a Malhas (Meshes), isto é, descritos por um conjunto de vertices e arestas, figura 1.8.1:

• plano;

• cubo;

• círculo;

• esfera  tipo UVsphere;

• esfera tipo IcoSphere;

• cilindro;

• cone;

• grelha;

• cabeça de macaco;

• toróide.

 

Figura 1.8.1


Inserção de objectos elementares.

Para inserir um dos objectos elementares, da barra da Janela de Preferências, seleccione (Add), e do submenu apresentado seleccione (Mesh) e o objecto pretendido, figura 1.8.2. Pode também ter acesso a este menu (entre outros) pressionando [Space].

Não se preocupe por enquanto com os parâmetros característicos de cada um dos objectos. Seleccione simplesmente a opção (ok) do quadro que lhe é apresentado.

O objecto (o seu centro) é inserido no ponto onde se encontra o cursor, representado pelo pequeno círculo branco e vermelho, figura 1.8.1. Note que é completamente impossível perceber onde se encontra o curso no espaço 3D sem ter acesso às 3 vistas (Top, Side e Front). Para mudar a posição do cursor 3D, coloque o cursor do rato no ponto desejado e pressione [LB ], [... SNAP ...].

Quando um novo objecto é inserido o Blender atribui-lhe um nome padrão (ex: Cube, Cube.001, etc.). É boa prática alterar esse nome para outro com maior significado na cena em desenvolvimento. Para alterar o nome de um objecto edite, por exemplo, o campo OB nos painéis da janela de botões em Modo Objecto [F7], figura 1.8.4, ou em Modo Edição [F9], figura 1.8.5.

 

Figura 1.8.2

Figura 1.8.4

Figura 1.8.5


Modo objecto e modo edição.

O Modo Objecto e o Modo Edição (Edit Mode) são os dois modos básicos de manipulação de objectos na janela 3D.

Em Modo Objecto temos acesso ao objecto como um todo. É por isso o modo conveniente para fazer transformações globais do objecto, como seja uma translação, um escalamento, etc.

Em Modo Edição temos acesso aos vértices da malha que constitui cada um dos objectos. É por isso o modo conveniente para fazer alterações pontuais à forma de cada objecto.

Para sair do Modo Edição e voltar ao Modo Objecto, e vice-versa, pressione a tecla [Tab].

Note que se inserir sequencialmente dois objectos sem sair do modo edição, o segundo objecto é fundido no anterior formando um só objecto (o que, normalmente, não é desejável).

 

Para mudar de modo, pode também seleccionar a opção disponível na barra da janela 3D, figura 1.8.6. Falaremos dos diversos modos de trabalho nas janelas 3D à medida que a utilização de cada um deles se revelar necessário.

 

Figura 1.8.6


Abra o ficheiro exercício#####.blend. Pense num ponto do espaço 3D, (x,y,z), e tente colocar o cursor nesse ponto, observando a sua movimentação em cada uma das 4 janelas. Repita o procedimento para diferentes pontos até se sentir seguro quanto ao seu posicionamento.

Teste a inserção de objectos elementares em pontos pré-determinados até se sentir familiarizado com a operação.