Computação Gráfica e Ambientes Virtuais
1.15 Texturas 01.

A maior parte dos materiais não tem uma cor uniforme, apresentando variações de cor, aleatoriamente ou seguindo um padrão, ou pequenas irregularidades, que provocam variações da cor base (cor difusa), figura 1.5.1. De modo a simular estas variações é necessário adicionar uma textura ao material associado ao objecto.

 

 


Associação de uma textura a um material.

Só se pode caracterizar a superfície de um determinado objecto com uma textura depois de se ter associado um material a esse objecto. Melhor dizendo, a textura é associada a um material, que passa a ter mais essa característica, para além da sua cor difusa, índice de transparência etc.

Seleccione um objecto a que já tenha associado um material e em seguida seleccione [Texture buttons] na barra da Janela de Botões, figura 1.15.2, ou pressione [F6].

Verá surgir na Janela de Botões o painel Texture, figura 1.15.3. Pressione [Add New]. O painel assumirá o aspecto da figura 1.15.4. Pressione os cursores junto à caixa [None] e poderá seleccionar uma das 13 texturas disponíveis. A textura seleccionada passou a ser mais uma das características do material associado ao objecto.

Ao seleccionar uma textura, surgirá um novo painel com o conjunto de parâmetros relevantes que lhe está associado. Falaremos de cada uma das texturas e dos seus parâmetros num próximo módulo.

Pressione [F5] para voltar ao Painéis de Materiais.

 

Figura 1.15.1

Figura 1.15.2

Figura 1.15.3

Figura 1.15.4


Mapeamento de uma textura.

A textura seleccionada passou a constar no painel Texture do contexto Painéis de Materiais, figura 1.15.5. Como pode ver, é possível associar 10 texturas diferentes a um só material. Surgiram ainda 2 novos painéis: Map Input e Map To.

No painel Map Input, figura 1.15.6, existe um conjunto de parâmetros que determinam o modo como a textura é mapeada na superfície do objecto a que o material está associado. Fundamentalmente, está em causa o modo como as coordenadas do objecto se relacionam com as coordenadas das texturas. Apesar do elevado número de parâmetros é um procedimento bastante simples, que abordaremos mais tarde [Ref ...TEXTURAS...].

No painel Map To, figura 1.15.7, existe um conjunto de parâmetros que determinam quais são as características do material que a textura vai afectar e o modo como o faz. É um procedimento bastante complexo que abordaremos mais tarde em detalhe [Ref ...TEXTURAS...].

 

Figura 1.15.5

Figura 1.15.6

Figura 1.15.7


Exemplo.

De modo a ganhar alguma sensibilidade quanto à utilização de texturas, vamos ver alguns exemplos simples de texturização de materiais.

Abra o ficheiro que criou na aula sobre materiais.

• Mapeie uma textura do tipo imagem no cubo2: Pressione [F6]>Add New>Image>Load. Mantenha as opções padrão. Proceda de igual modo para a esfera 2.

• Pressione [F12] para observar a imagem resultante, (Algo semelhante à figura 1.15.8).

Com a matriz XYZ pode alterar a relação entre as coordenadas da textura e as coordenadas (locais) do objecto (por exemplo para inverter a posição da textura), e com os parâmetros ofsX, ofsY e ofsZ, e sizeX, sizeY e sizeZ pode, respectivamente, transladar e escalar a textura.

• Mapeie uma textura do tipo Clouds no plano2: Pressione [F6]>Add New>Image>Clouds. Mantenha as opções padrão. Volte aos painéis de materiais, [F5]. Pressione [F10] para observar a imagem resultante.

• Seleccione o painel Map To e altere os valores RGB para [0.85 0.6 0.3]. Pressione [F10] para observar a imagem resultante.

• Seleccione o Painel Map Input e faça sizeY[10]. Pressione [F12] para observar a imagem resultante.

• Seleccione o painel Texture, seleccione o slot da 2ª textura e pressione Add New. Pressione [F6] e mapeie uma textura do tipo Wood. No painel Wood seleccione RingNoise e faça Turbulence[20].

• Volte aos painéis de materiais, [F5], e seleccione o painel Map To. Desseleccione Col e Seleccione Nor. Pressione [F12] para observar a imagem resultante.

• Seleccione o painel Map Input e faça SizeXSizeYSizeZ[0.1 20 0.1]. Pressione [F12] para observar a imagem resultante. (Algo semelhante à figura 1.15.9).

A maior parte dos parâmetros são auto-explicativos, nomeadamente em resultado da observação do painel Preview. Veremos todos os detalhes num próximo módulo.

Vamos por agora dar apenas uma pequena explicação sobre o parâmetro Nor do painel Map To. Aos desseleccionar Col desactivámos a influência que a textura tem sobre a cor do material. Activando Nor a textura passa a ter influência sobre as normais à superfície do objecto, criando ondulações (apenas em termos de renderização, isto é, não sofrendo o modelo 3D qualquer influência). A técnica pode ser usada para criar a ilusão de pequenas ranhuras na superfície dos objectos, zonas de aspecto envelhecido, etc., sendo a gama de efeitos muito diverso, nomeadamente quando a técnica é conjugada com outras texturas.

 

Figura 1.15.8

Figura 1.15.9


Explore os conceitos básicos sobre texturização aqui apresentados até se familiarizar com a sua utilização. Procure caracterizar materiais específicos. Reproduza a cena descrita no texto e salve-a num ficheiro.