Computação Gráfica e Ambientes Virtuais
1.3 Criação de janelas.


Partição vertical.

Podemos criar novas janelas subdividindo o espaço ocupado por uma delas.

Leve o cursor do rato até uma fronteira horizontal entre quaisquer duas janelas até que este mude para o símbolo dupla seta e pressione [RB ]. Verá aparecer o menu da figura 1.3.1. Seleccione Split Area. Verá aparecer uma barra vertical cinzenta. Movendo o rato, desloque a barra para a direita ou para a esquerda e posicione-a no local onde deseja fazer a divisão. Pressione [LB ]. A janela subdivide-se em duas (do mesmo tipo) lado a lado.

 

Figura 1.3.1


Partição horizontal.

Leve o rato até uma fronteira vertical entre quaisquer duas janelas até que este mude para o símbolo dupla seta e pressione [RB ]. Verá aparecer o menu da figura 1.3.2. Seleccione Split Area. Verá aparecer uma barra horizontal cinzenta. Desloque a barra para cima ou para baixo e posicione-a no local onde deseja fazer a divisão. Pressione  [LB ]. A janela subdivide-se em duas (do mesmo tipo) uma sob a outra.

Qualquer das janelas pode ser subdividida o número de vezes que desejar.

 

Figura 1.3.2


Configurações pré-definidas .

Mantendo [Ctrl] pressionada e pressionando sucessivamente [è] (ou [ç]) temos acesso a diversas configurações predefinidas para a distribuição no ecrã dos vários tipos de janelas disponíveis no Blender. A figura 1.3.4 mostra umas das configurações possíveis (3-Material). Note que ao seleccionar sucessivamente cada uma das configurações predefinidas um dos menus da Janela de Preferências vai alterando a informação exposta, figura 1.3.3. Este menu pode ser utilizado para fazer a selecção de cada uma das configurações. Se o desejar pode gravar uma qualquer distribuição de janelas (Janela de Preferências>File>Save Default Settings), depois de definida a configuração, passando a ter uma nova opção no menu.

 

Figura 1.3.3

Figura 1.3.4


Remoção de janelas.

Para remover uma das janelas leve o rato até uma das fronteiras da janela a remover, pressione [RB ], e seleccione Join Areas.

 

Figura 1.3.5


Teste as acções de criação de janelas repetidas vezes para observar o seu efeito e se familiarizar com a sua utilização.