Computação Gráfica e Ambientes Virtuais
1.10 Modelação 01.

Comece por abrir o seu ficheiro exercicio1#####.blend. Só tendo acesso às 4 vistas terá uma ideia clara daquilo que está a fazer no ambiente 3D. Já sabe que pode fazer qualquer das janelas entrar e sair do modo fullscreen pressionando [CTRL+é]/ [CTRL+ê].

Para entrar em Modo Edição (ou sair) pressione [Tab].

Uma vez em Modo Edição, pode fazer alterações sobre cada um dos elementos da malha (Wireframe) dos objectos, seja um vértice, uma aresta ou uma face, alterando assim a forma do objecto.

 


Selecção e transformação de vértices, arestas e faces.

Entre em Modo Edição. Note que surgiu na barra da janela 3D o Menu de Selecção, figura 1.10.1. Neste pode seleccionar que tipo de elemento da malha dos objectos deseja editar:

vértices;

arestas;

ou faces.

Tome cuidado. Ao entrar em Modo Edição todos os vértices do objecto seleccionado em Modo Objecto se encontram activos mas não o centro do objecto.  Se mover (rodar, escalar) o objecto como um todo o seu centro não acompanha a transformação.

Para seleccionar ou desseleccionar todos os elementos  pressione [A]

Os vértices e arestas seleccionados têm coloração amarela e a faces seleccionadas coloração rosa. O vértices não seleccionados têm coloração rosa, as arestas preta e as faces um azul acinzentada, figura 1.10.2.

  Para seleccionar um elemento coloque sobre ele o cursor do rato e pressione [RB ].

Em modo de selecção vértice pode seleccionar uma aresta colocando o rato sobre ela e pressionando [Alt]+[RB ].

Em modo de selecção vértice pode seleccionar uma face seleccionando todos os seus vértices ou arestas.

Uma vez seleccionado pode transformar um elemento recorrendo ao conjunto de acções descritas na secção 1.7. a propósito da translação, rotação e escalamento de um objecto como um todo (teclas G, R, S, N, etc.).

A figura 1.10.3 mostra um exemplo do menu activado pela tecla N, quando apenas um vértice foi seleccionado, sobre o qual podem ser inseridas, com grande precisão, as coordenadas do vértice.

  Para confirmar a transformação pressione [LB ].

Para mover um elemento pode, por exemplo, executar a sequência:

1. Pressionar [RB ] sobre o elemento.

2. Arrastar o rato segurando [RB ].

3. Confirmar a acção pressionado [LB ].

 

Figura 1.10.1

Figura 1.10.2

Figura 1.10.3


Selecção múltipla (por contorno).

Para fazer selecção múltipla de elementos mantenha [Shift] pressionada e pressione [RB ] sobre cada um deles.

Para seleccionar um número elevado de elementos pressione [B] e arraste o rato com [LB ] pressionado.

São seleccionados assim todos os elementos que ficarem no interior do rectângulo que surge no ecrã, figura 1.10.4.

Para desseleccionar um conjunto de elementos, proceda de igual modo mas mantendo agora [RB ] pressionando .

Se pressionar [B] duas vezes a selecção múltipla é feita de modo idêntico, mas agora numa região circular, figura 1.10.5. Controle o diâmetro da circunferência com [MW ]. Para sair da selecção circular pressione [Esc].

A selecção múltipla por contorno rectangular ou circular pode também ser evocada em Modo Objecto, sendo neste caso seleccionados todos os objectos que se encontrem, mesmo que parcialmente, dentro das regiões.

A selecção por contorno pode também ser evocada a partir da barra da Janela 3D, quer em Modo Edição quer em Modo Objecto, [Select>Border Select], figura 1.10.6.

 

Figura 1.10.4

Figura 1.10.5

Figura 1.10.6


Remoção de elementos.

Após ter seleccionado um ou mais elementos pode remove-los pressionando a tecla [X].

Verá surgir no ecrã a tabela da figura 1.10.7, que lhe permite seleccionar o tipo de elementos a remover.

 

Figura 1.10.7


Undo/Redo.

 

 

Pressione [Ctrl]+[Z] para desfazer a última acção (Undo).

Pressione [Ctrl]+[Y] para refazer uma acção desfeita com Undo, (Redo). Alternativamente pode pressionar [Shif]+[Ctrl]+[Z].

Pressionando [Alt]+[U], quer em Modo Edição, figura 1.10.8, quer em Modo Objecto, figura 1.10.9, é mostrado um menu com a lista de todas as acções realizadas que podem ser desfeitas.

As acções em modo edição são registadas apenas para um objecto de cada vez, isto é, para um dado objecto pode entrar e sair de modo edição sem que se perca o registos das acções efectuadas. No entanto, se outro objecto for editado, é eliminado o registo referente ao objecto anterior.

Tenha em atenção que o registo das acções realizadas durante uma sessão de trabalho são armazenadas em memória, pelo que, para objectos muito complexos só a memória necessária para estes registo pode tomar proporções proibitivas. Em cada instante é dada na barra da Janela de Preferências a informação sobre a memória que está a ser utilizada, figura 1.10.10.

Por defeito, o número de passos Undo é 32, podendo variar entre 1 e 64. Para alterar o seu valor, pressione o botão Edit Methods na Janela de Preferências e proceda às alterações no campo Undo, figura 1.10.11.

 

Figura 1.10.8

Figura 1.10.9

Figura 1.10.10

Figura 1.10.11


Teste repetidamente as acções de selecção e transformação dos elementos de uma malha para observar o seu efeito e se familiarizar com a sua utilização.