Riqueza

A riqueza pode ser definida como o estado de existentes ou contendo quantidades abundantes de algo desejável.

Muitos ainda igualam a riqueza com ser rico, ser abundante, ter muito dinheiro e, muitas vezes, com esse dinheiro se exibindo. Eles se identificam com riqueza exterior e pensam que eles são ricos. Mas um número crescente de pessoas está começando a perceber que sem uma riqueza interior, sem o tipo de recursos que o dinheiro não pode comprar, a riqueza exterior significa pouco.

O entendimento do Osho é de uma riqueza muito maior do que aquilo que a mente identificada-com- dinheiro poderia compreender e sua proposta é que ambas a riqueza interior e exterior são valiosas.

"Para mim uma pessoa abundante é aquela que tem sensibilidade, criatividade, receptividade. A pessoa que tem riqueza material é apenas uma das dimensões. Segundo me consta, a pessoa que tem riqueza material também é uma artista criativa: ela cria abundância. Nem todos podem ser um Henry Ford. Seu talento deve ser respeitado, embora o que ele tenha criado seja mundano. Não pode ser comparado à música de Mozart ou á dança de Nijinsky ou à filosofia de Jean-Paul Sartre. Mas ainda assim, ele criou algo que é valioso, utilitário, o mundo seria melhor se houvesse mais muitos Henry Fords."

Osho, Socrates Poisoned Again After 25 Centuries, Talk #3

Você está dizendo que a riqueza é uma qualidade?

"Eu te ensino riqueza: a riqueza do corpo, a riqueza da alma, a riqueza deste mundo e do outro mundo. Ambos são possíveis, não há nenhum problema de jeito nenhum. O que estou dizendo que estou vivendo e não vejo qualquer conflito. Eu posso ser tão meditativo no meu Rolls Royce – na verdade, mais meditativo – do que em um carro de boi! Já estive em um carro de boi, eu estive em um camelo. Eu usei todos os tipos de veículos – e ser meditativo em um camelo é realmente difícil. Camelos não gostam de meditação de forma alguma, eles são animais muito não-meditativos – e em um carro de boi em uma estrada indiana...

Não vejo nenhum sentido em dividir o interior e o exterior. Eu fui pobre, eu vivi na pobreza absoluta, vivi em riqueza. E acredite em mim, a riqueza é muito melhor do que a pobreza. Sou um homem de muitos interesses simples – fico totalmente satisfeito com o melhor de tudo, não peço mais do que isso!"

Osho, The Wild Geese and the Water, Talk #9

Então a riqueza tem pouco a ver com posses?

"A riqueza não tem nada a ver com posses, tem algo a ver com como você vive, a qualidade de sua vida, a música da sua vida, a poesia da sua vida. E todas estas coisas acontecem somente através da meditação. Nunca houve qualquer outra maneira, não há nenhuma outra e nunca haverá."

Osho, The Miracle, Talk #12

Então é só o exteriormente rico que pode tornar-se consciente de sua pobreza interior?

"O Ocidente tem sido bem sucedido materialmente em ficar rico e agora está muito estenuado, muito cansado. A jornada levou toda sua alma. A jornada acabou com o humano ocidental. Exteriormente, tudo está disponível, mas o contato com o ser interior está perdido. Agora tudo que o humano precisa está lá, mas ele não é mais lá. Posses estão lá, mas o mestre desapareceu. Um grande desequilíbrio aconteceu. A riqueza está lá, mas a pessoa não está se sentindo rica; o humano está se sentindo, pelo contrário, muito empobrecido, muito pobre.

Pense nesse paradoxo: quando você é exteriormente rico só então você toma consciência de sua pobreza interior, em contraste. Quando você é exteriormente pobre você nunca toma consciência de sua pobreza interna, porque não há nenhum contraste. Você escreve com giz branco em quadros-negros, não em quadros brancos. Por que? Porque só nos quadros negros eles serão mostrados. O contraste é necessário.

Quando você é externamente rico, então, de repente, uma grande consciência acontece ' interiormente eu sou pobre, sou um mendigo.' E agora uma desesperança também vem como uma sombra que 'tudo foi alcançado como pensamos – toda imaginação e fantasias satisfeitas – e nada mais aconteceu fora disso, nenhum contentamento, nenhum êxtase.

O ocidente está desnorteado. Dessa perplexidade um grande desejo é decorrente: como ter contato consigo mesmo novamente.

Meditação não é nada mais do que colocar suas raízes outra vez em seu mundo interior, em sua interioridade. Daí o ocidente está se tornando muito interessado em meditação e muito interessado nos tesouros do oriente."

Osho, The Secret, Talk #8

Mas por que as religiões tem estado tão contra a riqueza material?

"Todas as religiões têm estado contra a riqueza material, porque a riqueza material pode dar a você tudo o que pode ser comprado na vida. E quase tudo pode ser comprado exceto aqueles valores espirituais – amor, compaixão, Iluminação, liberdade. Mas essas poucas coisas são exceções e as exceções sempre provam a regra. Tudo mais você pode comprar com dinheiro. Porque todas as religiões têm sido contra a vida, elas eram fadadas a estar contra o dinheiro. Isso é um corolário natural. A vida precisa de dinheiro porque a vida precisa de conforto, a vida precisa de boa comida, a vida necessita de boas roupas, boas casas. A vida precisa de bela literatura, música, arte, poesia. A vida é vasta!"

Osho, From Death to Deathlessness, Talk #22

"Talvez eu seja a primeira pessoa que é respeitosa para com o dinheiro, com a riqueza material, porque isso pode fazê-lo multidimensionalmente rico.

"Uma pessoa pobre não pode entender a Mozart. Uma pessoa com fome não pode entender Michelangelo. Um mendigo não vai sequer olhar para as pinturas de Vincent van Gogh. E essas pessoas que sofrem de fome não tem energia suficiente para torná-los inteligentes. A inteligência vem somente quando você tem energia supérflua em você. Elas estão exaustas, só para ganhar o pão com manteiga. Elas não têm inteligência. Elas não conseguem entender Os Irmãos Karamazov, elas só podem ouvir algum estúpido padre ou pastor em uma igreja.

Nem o padre ou pastor entende o que ele está falando, nem o público de sua audiência. A maioria está dormindo, cansado após seis dias de trabalho. E o padre ou pastor se sente mais confortável quando todo mundo está dormindo, então ele não precisa preparar um sermão de novo. Ele pode ir usando o velho sermão. Todo mundo está dormindo, ninguém vai descobrir que ele só está os enganando.

A riqueza material é tão significativa como bela música, como grande literatura, como obras-primas da arte."

Osho, From Death to Deathlessness, Talk #22

"A riqueza interior significa ter um grande coração. Não só uma casa grande, mas um grande coração. A riqueza interior implica ter uma visão expandida. A riqueza interior significa ter não só a riqueza material exterior, mas a riqueza interna espiritual também. Até que alguém atinja a riqueza interna e o reino interior, sua abundância externa, sua riqueza material exterior e reino exterior não tem nenhum valor."

Osho, Falling in Love with Darkness, Talk #10

Meditação é uma chave para a riqueza?

"Existem muitos tipos de riqueza e a pessoa que é rica por causa de dinheiro é a mais baixa das categorias de riqueza. Deixe-me dizê-lo desta forma: a pessoa de riqueza material é a pessoa rica das mais pobres que há. Ela olhou para o lado dos pobres, ela é a pessoa mais rica das pobres. Olhe para o lado de um artista criativo, de um dançarino, de um músico, de um cientista, elas são as pessoas mais pobres ricas. E quanto ao mundo do despertar supremo for considerado ela não pode nem sequer ser chamada de rica.

A meditação vai fazer você supremamente rico, em última análise, dando o mundo do seu ser mais interno e também relativamente rico, porque irá liberar seus poderes da mente em certos talentos que você tem. Minha experiência é que todo mundo nasce com um certo talento e a menos que a pessoa viva esse talento em sua plenitude, algo nela permanecerá faltando. Ela vai sentindo que, de alguma forma algo não está lá onde deveria estar.

Dê à mente um descanso – ela precisa disso! É tão simples: torne-se uma testemunha dela e ela vai dar a você as duas coisas."

Osho, Beyond Psychology, Talk #25