Existe Vida Após o Nascimento?
Existe vida após a morte? O que vai acontecer? Tenho medo de morrer, mas também tenho medo que se eu largar minhas crenças sobre isso não haverá nada para me apoiar quando minha hora chegar.
"As pessoas vem até mim e perguntam, 'Osho, o que você diz sobre a vida após a morte?' Eu disse, ' você não está vivo mesmo agora e você está falando sobre a vida após a morte? Eu nem mesmo vejo vida antes da morte.'
O humano não é! O humano só pensa que ele é. O humano não aconteceu ainda. Raramente acontece. De vez em quando, em um Buda ou em um Bodhidharma um humano existe; caso contrário, você é apenas uma crença. E você está pensando sobre a vida após a morte? Pense sobre a vida após o nascimento! Pense sobre a vida antes da morte. Pense na vida agora. Não entre no futuro demais. "
Osho, The First Principle, Talk #9
"Não há vida após a morte, como você conhece a vida. E se há alguma vida você tem que aprender a viver agora e você tem que vivê-la tão totalmente e intensamente que se há vida após a morte, você será capaz de viver lá também. Se não houver, não há o que se preocupar. Isso deve ser sempre a abordagem racional da pessoa.
Não digo nada sobre céu ou inferno, castigo ou recompensa. Eu simplesmente digo a você: Vá morrendo para o passado, portanto, não é um fardo em sua cabeça. E não viva no futuro, que ainda não é. Concentre sua energia inteira aqui agora. Coloque-a neste momento, com totalidade, com tanta intensidade, quanto você puder gerenciar. E nesse momento você vai sentir a vida. Para mim essa vida é equivalente a Deus. Não há nenhum outro Deus do que esta vida. Claro, se depois da morte você sobreviver, você vai saber a arte de viver e você continuará. Se você não sobreviver, não há problema nenhum."
Osho, From Unconsciousness to Consciousness, Talk #7
Estou desolado com a incrível tristeza em deixar esta vida, o que posso fazer?
"Eu entendo... Eu entendo. Mas o problema surge porque você não pode ver que as coisas ainda mais bonitas estão esperando. Quando você deixa a vida, uma porta se fecha, mas uma outra se abre que leva a um mundo muito mais bonito. Mas porque não podemos ver isso... podemos apenas ver esta porta que se fecha e não podemos ver que há alguma outra vida além dessa – isso está criando o problema.
O mundo é tão belo... Este pássaro cantando... isso é lindo. Isso faz a pessoa ficar triste, porque um dia ela não será capaz de ouvir este pássaro cantar... Não podemos ver que a morte é apenas uma porta. É uma abertura para uma nova vida.
Podemos apenas ver a crucificação, não podemos ver a ressurreição; Esse é o problema. A menos que você se esforce bastante para ir fundo dentro de si mesmo, você não será capaz de ver isso. Mas uma vida maior está esperando. Uma vida mais elevada está esperando. Uma vida mais feliz, mas cheia de êxtases está esperando. E esta vida é apenas uma preparação para isso. Mas só pelo meu dizer você não vai sentir isso. É por causa disso a minha insistência em meditação.
Se você pode ver algo dentro de você que não pode morrer, então todo o medo desaparece. Normalmente, ordinariamente nós estamos muito apegados ao corpo. O corpo vai morrer – isso é certo. Você não estará neste corpo, isso é certo. Mas não há nada para se preocupar. Do mesmo modo que você muda de roupa e não há nenhuma preocupação, corpos são mudados. Mas você tem que encontrar existencialmente algo dentro de você que você possa separar do corpo, que você possa ver que é absolutamente separado do corpo. Aí, então, o medo desaparece."
Osho, The Cypress in the Courtyard, Talk #20
“O medo não é da morte, o medo é do tempo e se você olhar profundamente para ele então você vai perceber que o medo é da vida não vivida – você não foi capaz de viver. Se você vive, então não há nenhum medo. Se a vida chega a um ápice, não há medo. Se você curtir, alcançou os picos que a vida pode dar, sua vida tem sido uma experiência orgásmica, uma poesia profunda vibrando dentro de você, uma canção, um festival, uma cerimônia, e você viveu cada momento em sua totalidade – então não há medo do tempo, aí, então, o medo desaparece."
Uma recente visita ao médico confronta-me com a perspectiva de morrer num futuro não muito distante. Como posso responder a isso através da celebração, como você sugere?
“Quando a morte acontece, celebre!
É a vinda de um grande amigo.
A morte não é o inimigo. A morte é muito compassiva. É o universo, livrando-se de todo o lixo que você juntou em torno de si mesmo e libertando você de novo, fazendo você de novo um frescor, jovem, dando a você outra chance de viver - esta vida agora você perdeu novamente.
Ninguém tem medo da morte. Eu nunca encontrei uma pessoa que tivesse medo da morte. As pessoas temem certamente estar deitadas em estranhos tipos de camas nos hospitais – pernas para cima, mãos para baixo, todos os tipos de instrumentos na cabeça e no peito. As pessoas têm medo de tudo isso, mas a morte, você já viu a morte fazer mal a alguém? Por que alguém deveria ter medo? É por isso que eu disse que não é excepcional, que você não tenha medo. Não comece batendo em suas próprias costas, dizendo que 'não tenho medo da morte.’ Ninguém tem.
As pessoas têm medo da vida, não da morte, porque a vida é um problema a ser resolvido. A vida tem milhares de complexidades para serem resolvidas. A vida tem tantas dimensões que o deixa continuamente apreensivo... é a dimensão que você está se movendo direito, ou você deixou o direito para trás?"
Osho, From Darkness to Light, Talk #25
“Se surge o medo da morte, isso significa que existem algumas lacunas que não foram preenchidas pela vida. Então esses medos da morte são muito indicativos e úteis. Eles mostram que sua dança tem que ir um pouco mais rápido, que você tem que queimar a tocha da vida de ambos os lados juntos.
Dance tão rápido que o dançarino desapareça e só a dança permaneça.
Então não é possível que qualquer medo da morte venha visitá-lo."
Osho, The Golden Future, Talk #25
"Se você sabe que não há nenhuma morte, então você vai continuar a ter novos nascimentos. Você tem conhecido apenas metade da verdade: o desejo de viver de novo, para ter outro corpo, para ter um novo nascimento permanecerá. O dia que você também passa a conhecer a outra metade da verdade, o dia que você passa a conhecer a verdade em sua totalidade – que a vida não é vida e que a morte não é morte – você terá alcançado o ponto sem retorno. Então não haverá nenhuma razão para retornar para cá."